Qual linguagem de programação que devo aprender primeiro?



Existem centenas de diferentes linguagens de programação lá fora. Como um novato, você pode ignorar o fato de que a maioria deles existe. No entanto, mesmo que restringir a lista a apenas uma dúzia de idiomas tradicionais, decidindo sobre qual linguagem de programação para aprender primeiro pode ser uma tarefa assustadora. Você pode encontrar-se perguntando: que devo aprender C, C ++, Java, C #, PHP ou em primeiro lugar? Se você perguntar a dez programadores esta pergunta, você provavelmente vai ouvir dez respostas diferentes. Aqui é a minha opinião.
Assim como com as línguas humanas, linguagens de programação são usados ​​para se comunicar. É interessante que elas ainda envolvem a comunicação entre as pessoas, sejam outros programadores vai acabar de ler / modificar / melhorar o seu código ou você vai fazer em um momento posterior. Diferentemente das linguagens naturais no entanto, as linguagens de programação são inequivocamente entendidos por computadores, graças à ajuda de intérpretes, compiladores e tipos semelhantes de software.
Dependendo do tipo de programa que você está tentando escrever, e em que ambiente você está trabalhando, você vai descobrir que algumas linguagens de programação são mais adequados do que outros para determinadas tarefas, mesmo que as linguagens de programação mais comuns são rotulados como sendo " uso geral ".
Por exemplo, se você quiser criar aplicativos para iPhone e iPad, sua melhor aposta seria usar Objective-C. Para smartphones e tablets Android, na maioria dos casos, você vai precisar para se acostumar com Java. Se você quer construir aplicações web, você vai querer aprender tecnologias do lado do cliente, tais como HTML, CSS e JavaScript (dos três apenas JavaScript é uma linguagem de programação real, mas os outros dois são necessários, no entanto). Para o lado do servidor de sua aplicação web, você provavelmente vai querer aprender uma linguagem como PHP, Ruby, Python ou (todos os três têm estruturas que ajudarão a tornar a maioria das tarefas de programação web mais fácil e menos demorado), ao invés de um sistema favorito de programação como C (E, claro, tem de se mencionar SQL se você está interagindo com um banco de dados relacional).
Então, você deve iniciar sua incursão no mundo das linguagens de programação com JavaScript? E sobre Objective-C? SQL? Meu conselho é para evitar a iniciar a sua viagem com uma linguagem de programação que é adaptado a um ambiente específico. Isso no início do jogo, o seu objetivo principal é o de aprender a programar - e como raciocinar como um programador - ao invés de aprender um idioma específico. Depois de ter dominado os conceitos fundamentais com a ajuda de uma linguagem de programação de propósito geral, você pode facilitar para outros idiomas em caso de necessidade, dependendo do tipo de software que você gostaria de desenvolver.
Esta é uma profissão onde a maioria de suas habilidades são desenvolvidas e afinados por realmente "fazer". Se você compreender os fundamentos da programação pura e simples, você pode facilmente pegar uma linguagem e uma estrutura específica quando você precisa para construir aplicativos para iPads ou qualquer outra coisa que você gostaria de criar.
Um programador bem-arredondado vai acabar aprendendo várias linguagens de programação e ferramentas ao longo de sua carreira. Dito isto, se você está apenas começando, o foco em uma linguagem de primeira. Embora isso possa parecer um pouco sem brilho na superfície, a boa notícia é que se você escolher uma linguagem de programação verdadeiramente exótico, muito do que você aprende será aplicável a outras linguagens de programação também. Lembre-se que, nesta fase, acima de tudo, você está aprendendo como se comunicar seus pensamentos em instruções precisas para que outros programadores para entender (e para que o computador execute).
Por esta razão, você não pode realmente ir muito mal com qualquer das linguagens de programação de uso geral "um pouco mainstream" (por exemplo, C, Java, C #, Perl, Ruby, Python, ou Scheme). Dito isto, especialmente se você está aprendendo por conta própria, eu aconselho que você vá com uma linguagem que vai fazer a sua caminhada de aprendizagem mais fácil. Em outras palavras, optar por uma linguagem de programação que é amplamente utilizado, bem documentado, e amigável para iniciantes. Você está procurando um que não é excessivamente burocrático, não exige que você para gerenciar a memória diretamente, ou ter uma profunda compreensão da matemática para começar.
Como tal, a minha sugestão seria começar com Python, e usá-lo como uma ferramenta para aprender o ofício geral de programação. Aprendendo Python é divertido, fácil e útil.Você vai ser capaz de usá-lo para uma ampla gama de projetos em diversos ambientes (scripting, web, pesquisa científica, etc ...).
Há uma variedade de cursos livres na web, mas se você quiser uma introdução mais rigorosa / sistemática / acadêmico, eu recomendo " Programação Python: Uma Introdução à Ciência da Computação (2nd Edition) "( EUA | Reino Unido |Canadá ).
Depois de ter aprendido os fundamentos da programação, ter um comando decente da linguagem Python, e ganharam alguma experiência com projetos Python práticos, você deve ser mais bem armados para avaliar e escolher outras linguagens e frameworks baseados em projetos que pretende desenvolver ou contribuir para no futuro (projetos Open Source são fantásticos para este fim).

Fonte: http://programmingzen.com/2011/03/28/what-programming-language-should-i-learn-first/

Comentários

Postagens mais visitadas